Tutorial: Colonização
A colonização consiste na ocupação de planetas inabitados com vista ao seu desenvolvimento, sendo necessário para sua real evolução em jogo, assim como suporte imediato a evolução do Planeta Principal.
Posso colonizar quantos planetas quiser?
Não, apenas poderá ter 4 colonias. No total ficarás com 5 planetas, considerando também o planeta principal. Não há formas de se obter mais que 5 planetas em totalidade.
Posso colonizar qualquer planeta?
Sim, com exceção de planetas já ocupados por outros jogadores. Ou seja, só pode colonizar planetas desabitados, independente de localização, características, cor ou porcentagens.
O que preciso para colonizar outros planetas?
Para colonizar outros planetas precisara:
* De um módulo de colonização - (Terá acesso via pesquisa "Colonização de Outros Planetas" que tem como requisitos o Centro de Investigação 5 e a pesquisa do Cargo M (Equipamento) assim como poderá estar comprando via Leilão ou até ganhando de outro jogador este Módulo, sendo a forma mais fácil de arruma-lo;
* Um chassis com pelo menos 20 células (ou seja, no mínimo a Corveta) já que só o Módulo ocupa 15 células;
* Um motor warp (DX-1) no caso de querer colonizar um planeta fora do teu sistema de estrelas. Se for no mesmo sistema poderá optar por um motor de impulso (GPE).
Já tenho todos os requisitos, como equipo uma nave com o equipamento?
Deves ir ao Estaleiro, selecionar a Corveta, atribuir-lhe um nome e nas abas:
* Propulsão - colocar um motor (warp no caso de ser para colonizar em outro sistema);
* Equipamento - colocar um módulo de colonização.
De seguida, quando já estiver com a nave pronta, basta ir ao menu Armada, e montar uma armada com essa nave (atenção ao combustível).
Já está tudo pronto. Como envio a minha armada para colonizar?
Tens duas possibilidades habituais:
* Vai ao menu Armada, seleciona a que tem a nave com o módulo de colonização, coloca as coordenadas no campo Destino e envia a armada.
* Vai ao sistema de estrelas, carrega no planeta que queres e depois Voar para cá. Finalmente, seleciona a armada correta e a manda voar.
Em qualquer um dos casos, quando a armada chegar ao seu destino, vai novamente ao menu Armada e seleciona a opção Colonizar na coluna do lado direito.
O que acontece após mandar colonizar o planeta?
Após a tua ordem de colonização, o novo planeta terá 5.000 unidades de cada recurso e a quantidade de hidrogênio que restava na armada. A nave desaparecerá e o comandante da armada ficará a comandar o planeta colonizado. Será, ainda, construído um Centro de Controle (nível 1).
Extras
Explorar os diversos planetas:
Antes de decidires colonizar um planeta deves previamente investigar quais os planetas mais atrativos para colonizar, isto é, descobrir quais os planetas com maior eficiência em determinados recursos. Esta investigação deve ser feita com o auxílio de uma sonda, enviando-a para um planeta inabitado a fim de obter informações. Quando a sonda chegar ao destino, se fores ao sistema de estrelas e carregares nesse planeta, terás acesso a todas as porcentagens de eficiência dos recursos. Para facilitar a procura de planetas, podes ir ao Sol de um sistema de estrelas para obteres uma primeira informação de todos os planetas presentes no mesmo, tendo o indicativo de Pouco, Normal ou Muito em cada recurso, assim escolhendo os que te interessam conforme sua necessidade e estrategia.
Características importantes das Colônias:
Deves ter em atenção a diversos aspectos:
* A pesquisa Aumento da Produtividade para melhorar a produção de matérias-primas não tem qualquer efeito nas colônias.
* Os seguintes edifícios não poderão ser construídos: Centro de Investigações, Sede do Governo e Universidade.
Sugestão Estratégica para a Colonização:
Dependendo da localização das tuas colônias, deves ajustar o tipo de planetas que queres no que respeita à sua eficiência produtiva:
* No caso dos planetas ficarem ao pé do teu planeta principal (no máximo a 5 pcs), é recomendável que a produção final de todos os teus recursos seja de pelo menos 90% ou até 95% (nos planetas mais indicados para esse efeito). Para isto, é muito importante que faças um levantamento prévio dos planetas com características atrativas para colonizares, por exemplo tendo cada um deles 3 recursos com uma eficiência superior aos tais 90% ou 95%.
* Por outro lado, se as tuas colônias estiverem um pouco distante do planeta principal, poderás pensar em encontrar um equilíbrio de eficiência entre todos os recursos. Por exemplo, tendo todos eles, se possível, uma eficiência superior a 70% ou até 75%.
Em qualquer um dos casos, lembra-te que o hidrogênio é fundamental à medida que vais avançando no jogo. Logo, ter pelo menos 3 planetas com uma eficiência de 99% ou 100% de hidrogênio será uma mais-valia. Assim como outro recurso de vital importância é o Titânio, recomendo que foque também em no mínimo em duas colonias com a máxima porcentagem que conseguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário